O TAO da Floresta
- Rodrigo Wentzcovitch
- 1 de jun. de 2022
- 4 min de leitura
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o Universo e os Deuses,
porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo,
não acharás em lugar algum”
Frase do Templo de Delfos na Grécia

TAO é uma antiga palavra Chinesa que tem muitas traduções a mais conhecida é Caminho ou Fluxo, ou seja seguir no fluxo do caminho natural em nossas vidas seria a virtude ou arte esperada de estar em Wu Wei ou Não Resistência. A Floresta também é Natureza, do mesmo modo como nossos corpos e tudo o mais que existe pertence a ela, que um dia aguarda pelo regresso dos elementos que os anima fora de si. Como Ecopsicologo sou instado a reconhecer a importancia de antigos povos tribais que viam como Sagrada e cheia de Espíritos toda a Natureza, sua visão antropormófica dos seres, o colocavam em respeito por todas as formas de vida. A Medicina da Floresta são Plantas de Poder que igualmente estão cheias de Vida e Espirito nelas, são Mestras para o Xamã (Curandeiro e Terapeuta) que ouve seus ensinamentos num outro nível de consciência mais ampliada, que busca nelas não apenas cura, mas respostas, ensinamentos profundos. É certo todos os problemas que caíram sob a Sociedade Industrial com a Desacralização da Natureza, vivemos sob a Égide de Cronos, o Pai Severo que devora os Filhos e o Tempo onde tudo é cronometrado pela nova religião do “Time is Money”, toda a educação tem uma única e exclusiva utilidade de criar capital através dos bens de consumo. Nossas vidas aceleradas, parecem vazias de propósito, sem Espirito caminhamos todos, e por isso nos desviamos do TAO da Floresta, da Natural Homeostase com a qual comungamos neste Intricado e Cosmico Interser com todas as coisas, pessoas, e seres. Já dizia Sócrates “uma vida não examinada, não merece ser vivida”, nesta linha o Autoconhecimento parece ser o Espirito a ser recuperado para estarmos Animado por Dentro ou o famoso Entusiasmo derivado do Grego “En Theos” ou O Divino que nos Habita, sim a Medicina da Floresta é Sagrada e Enteógena por estar habitada pelo Divino que anima a vida, sem o qual nada existe. Portanto os relatos que se seguirão podem soar fantásticos para alguns ou mesmo fantasiosos a outros, não importa, Einstein já dizia “a imaginação é mais importante do que a ciência”, Platão falava num mundo perfeito das ideias, de onde nosso mundo sensível ou material seria uma cópia imperfeita. A Física Quântica por exemplo quebrou com o determinismo cientifico tão em voga outrora, e vem se aproximando cada vez mais do conceito de holismo, o qual consiste que cada parte contém o todo em si, e é indivisível. Conceitos de realidade foram esgarçados, Carl Gustav Jung falava em Arquétipos e Inconsciente Coletivo como uma espécie de Instinto e memória ancestral formada por imagens primordiais e símbolos universais.
Se pensarmos no Holismo, somos tudo o que compõem o Universo, de Estrelas á Animais e Vegetais, conteríamos em nossos átomos, células e DNA todas as informações do Cosmos em nossos corpos. Dai reviver tais memórias sob estados não usuais de consciência parecer-nos plenamente possível. Hoje conceitos modernos da Ciência como Multiverso, Viagens no Tempo, outras dimensões, já fazem parte do nosso imaginário popular como uma possibilidade, e desenhos e filmes vem cada vez mais explorando tal natureza de eventos. Parafraseando mais uma vez Einstein “a mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho original” e ainda “é mais fácil desintregar um átomo do que um preconceito”. Dito isso iniciarei meu relato e experiência com a Medicina da Floresta, Planta Mestra e Professora. O que fazia de um Herói, Herói? Era a sua Jornada de provas, que culminavam com a sua morte e após renascimento composta de 3 grandes fases: partida, iniciação e retorno. Xamãs e a Medicina da Floresta parecem ter isso em comum, proporcionam esta Aventura do Ser que agora trazem os relatos a seguir.
“Nosso Herói parte do Mundo Comum para iniciar sua Jornada, ele recebe um Chamado que por 6 anos havia se recusado a atender, mas não tinha outra escolha exceto enfrentar a Caverna Escura de Provas, afim de salvar o Reino. Ele se encontra com um aliado que lhe fornece a Poção Mágica que o permite adentrar noutro reino de onde deve regressar com o elixir, mas não sem antes sacrificar sua própria vida em triunfo para obter o prêmio. Na Caverna Escura ele se sente como dentro da barriga de um enorme dragão que o engolira, lá um majestoso reino se escondia dos olhos profanos. É lá que nossa Incomum História começa, dentro do ventre do Dragão onde Vida, Morte e Renascimento se conectam. Lá eu me encontraria com meu mentor Fílon, o Judeu (o Criador, criou um Mundo Inteligivel um céu incorpóreo, uma terra invisível como a ideia de ar e vácuo, e por ultimo criou o homem como um pequeno céu que carrega em si as imagens de muitas naturezas semelhantes as estrelas)"
Enfim a vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada. É sobre quem você se torna nessa caminhada da Aventura do SER ou da sua própria Jornada do Herói ou da Alma. Da próxima vez que nos reencontrarmos eu lhe desejarei uma boa morte e um excelente renascimento. Até lá...
Comments